Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 17/07/2015

Affego e Sindifisco promovem café da manhã em Anápolis

A convite do Sindifisco, com o apoio da Affego e da Gold Corretora de Seguros, os associados anapolinos lotaram o auditório da Secretaria da Fazenda de Anápolis na manhã desta quinta-feira, 16, para dialogar com os dirigentes Joaquim Dilton de Moura Ornelas e Fabrício dos Passos.

Eles passaram informações aos colegas a respeito de questões importantes como o pagamento da URV; o andamento das negociações sobre data-base de 2015; as ações dos precatórios; o encurtamento dos prazos da equiparação do subsídio, entre outros assuntos.

Uma completa estrutura de assistência foi levada pelas entidades para os associados. Além de um farto café da manhã, os anapolinos tinham à disposição uma equipe do Affego-Saúde preparada para administrar doses da vacina Prevenar, que imuniza contra a pneumonia; colaboradores do Sindifisco a postos para inscrever novos sócios; e equipes da Gold Corretora que, além de oferecer seus serviços, cadastravam os associados segurados no sorteio do carro 0 km. A Gold Corretora ainda concedeu uma série de brindes que foram sorteados entre os presentes ao final do café da manhã.

Esclarecimentos

O presidente Joaquim Dilton abriu os pronunciamentos da manhã e deu aos colegas as notícias mais recentes a respeito da equiparação e da data-base. Dilton compartilhou as informações passadas a ele pessoalmente pela secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, em sua última reunião com a titular. “A secretária reafirmou que o Estado passa por dificuldades e não definiu uma data para a data-base, mas transmiti a ela a posição da categoria de que a crise não é motivo para postergar o pagamento de um direito do servidor”, destacou.

O dirigente affegueano disse esperar que até agosto uma posição mais firme do governo quanto ao reajuste. “É um prazo razoável para, pelo menos, planejarem um parcelamento da data-base. O que não pode ocorrer é o não pagamento. Isso é inconstitucional”, pontuou o presidente. Caso nem o parcelamento ocorra, a expectativa é de que as entidades representativas, Affego e Sindifisco, recorram à Justiça para exigir o direito devido aos servidores.

O prazo até agosto foi dado à pasta porque a Sefaz se dispôs a negociar o encurtamento dos prazos da equiparação do subsídio e começar a estudar a reestruturação da carreira.

URV

Quem falou em seguida foi o presidente do Sindifisco, Fabrício Augusto dos Passos. Ele levou aos colegas as mais recentes notícias sobre o processo da URV e dos precatórios, e esclareceu dúvidas com a ajuda do advogado Thiago Moraes, que atua no Departamento Jurídico da entidade. Segundo Fabrício, o pagamento das URVs está para sair, mas os associados precisam ficar atentos quanto à legalidade de quem os representa juridicamente neste assunto.

“Nós temos um departamento Jurídico altamente competente que representa associados ativos, aposentados e pensionistas em todos os seus processos judiciais, gratuitamente. Basta que procurem nossa entidade e apresentem o problema. Não permitam que pessoas não autorizadas lhes tirem dinheiro com o pretexto de representá-las na Justiça”, destacou.

Denúncias de vários associados inativos têm apontado para a existência de pessoas que, a pretexto de anteciparem o pagamento das quantias devidas aos servidores nestes processos, extorquem dinheiro dos associados. "Ao dar dinheiro a estas pessoas, vocês saem duplamente lesados: primeiro porque não receberão no tempo prometido, segundo porque terão pago por um serviço falho", reforçou Fabrício. Thiago Moraes então detalhou aos anapolinos como será feito o pagamento da URV.

O espaço foi aberto para esclarecer as dúvidas dos associados, que conversaram com Thiago Moraes por um bom tempo. A diretora-adjunta do Affego-Saúde, Lucy Albuquerque, também esclareceu alguns pontos referentes ao plano para os colegas. Ao final, Cleyton Santos, representante da Gold Corretora, autorizou o sorteio de brindes oferecidos pela empresa e encerrou o café da manhã.

 

Fonte: Affego