Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 01/09/2015

Affemg homenageia finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2014

Com a presença de autoridades, representantes de entidades dos servidores públicos, movimentos sociais e da classe fiscal, a entidade filiada Affemg/MG  realizou, na quinta-feira (27/08), solenidade de premiação da Escola Municipal de Barroso, “Irmã Magdaline”, finalista do Prêmio de Educação Fiscal 2014, uma ação da Febrafite em parceria com a Escola de Administração Fazendária - Esaf. 

Essa é a segunda vez que o município mineiro de Barroso recebe uma homenagem da Affemg. No ano passado, a prefeitura foi vencedora na categoria “Instituições” do Premio Nacional de Educação Fiscal com o projeto “Impostos, Transparência, participação e prosperidade”, e agora volta a ser destaque com o projeto “Aprendendo Cidadania”, desenvolvido na escola municipal “Irmã Magdaline”. 

“A Educação Fiscal, hoje, em nossa escola, faz parte da grade curricular. Assim, como aprendem a matemática, eles também estudam e compreendem a importância dos tributos para o desenvolvimento social”, destacou a diretora Rosemere Lima, que recebeu das mãos da diretora – presidente da Affemg, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni, Papá, um cheque no valor de R$ 5.000,00.

 Papá homenageou o trabalho realizado pelos professores da escola, ressaltando que a mudança do sistema tributário brasileiro, tão injusto e cheio de mazelas, se concretiza pela via da Educação Fiscal. “Apesar dos obstáculos que sabemos, são sempre enormes, vocês persistem e acreditam na educação para além das disciplinas da grade curricular oficial, abrindo a mente para a cidadania. Obrigada pelo o que fazem em favor do futuro da nossa sociedade”. 

O trabalho envolvendo a Educação Fiscal, iniciado pela prefeitura de Barroso e ampliado para as instituições públicas do município também foi muito elogiado pelos representantes das entidades do Fisco que participaram da mesa da solenidade. A diretora do Sindifisco/MG ponderou que “essa segunda conquista do município de Barroso, não se trata de mera coincidência, mas é fruto de trabalho sério de pessoas que acreditam que a educação fiscal é o caminho para o desenvolvimento social”. 

Já o superintendente regional da Fazenda em Contagem, Antônio Vaz de Melo que na cerimônia representou o Secretário de Fazenda de Minas Gerais, José Afonso Bicalho, parabenizou a escola pelo belíssimo trabalho, que considerou o resultado da boa aplicação do dinheiro público “todos nós cidadãos solidários e participativos temos o papel relevante neste contexto como financiadores e beneficiários de recursos públicos, cumprindo os deveres e exercendo os nossos direitos, estamos contribuindo para o programa de educação fiscal estadual e nacional.”

O prefeito em exercício de Barroso, João Pinto fez um discurso muito emocionado e agradeceu às homenagens ao trabalho desenvolvido no município. “ Barroso é um município de 20 mil habitantes da zona da mata mineira que pela segunda vez se destaca nacionalmente por causa do plano de educação fiscal criado em 2010. Isso é motivo de muita alegria para todos nós, cidadãos de Barroso e como administrador público eu quero prestar o meu agradecimento aos idealizadores do programa municipal de Educação Fiscal e a toda a sociedade de Barroso que apoiando esse caminho de construção para uma cidade melhor. Em nome de todos os moradores de Barroso, eu agradeço a Affemg e a Febrafite por mais esse reconhecimento”, declarou João Pinto após receber um placa de homenagem ao município entregue pelo presidente da Febrafite, Roberto Kupski.

 Para que o debate social sobre a Educação Fiscal continue vivo e fortalecido, o presidente da Roberto Kupski falou sobre a importância do prêmio criado pela Febrafite, destacando o seu crescimento em número de participações, abrangência e qualidade. “Estamos na 4ª Edição do Prêmio da Febrafite e, cada ano, ficamos mais surpresos com a criatividade usada para ensinar sobre tributos e principalmente, com a força que envolve as pessoas em torno desses projetos. São pessoas que realmente acreditam no poder transformador da educação, na importância sócia dos tributos e na formação da cidadania”.

 

Após o encerramento da cerimônia, a Affemg recebeu os homenageados da noite e demais convidados em um coquetel oferecido no centro de convivência da associação.

 Com informações da Comunicação Affemg.

Fonte: Febrafite