Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 05/10/2015

ESPÍRITO SANTO: Dia do Auditor Fiscal - eventos que ficarão marcados na história do Fisco Capixaba

A programação festiva do SINDIFISCAL-ES em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal foi um grande sucesso. Foram dois dias de eventos que ficarão marcados na história do Fisco Capixaba.

Na sexta-feira(25) a Sessão Especial, proposta pela Deputada Estadual Janete de Sá, teve como tema “A importância do Auditor Fiscal para o fortalecimento do Estado” e reuniu colegas, familiares e autoridades como o Vice-Governador Cesar Colnago, a Secretária de Estado da Fazenda Ana Paula Vescovi, os Presidentes da Fenafisco, Manoel Isidro e da Febrafite, Roberto Kupski, além dos presidentes das entidades representativas do Fisco, SINDIFISCAL-ES e AFITES.

Após as formalidades iniciais, a auditora fiscal e escritora Ângela Maria da Silva Jardim de Oliveira, declamou um poema de sua autoria e falou de sua satisfação em participar da homenagem.

A deputada Janete de Sá, em seu discurso, reafirmou o seu compromisso de continuar representando o Fisco Capixaba na Assembleia Legislativa. “Continuarei buscando melhorias contínuas para estes servidores públicos, que desempenham uma importante tarefa no desenvolvimento econômico de nosso Estado”, defendeu a deputada.

Grande destaque da noite, a palestra “PEC 186 Um Projeto para mudar o País” ministrada pelo Deputado Federal Décio Lima, autor da emenda, chamou a atenção de todos para a importância da aprovação desta PEC. “Esta emenda é fundamental para estabelecer um marco regulatório do Fisco e dar início ao processo de modernização do Estado brasileiro. Também abre espaço para discussão da Lei Orgânica do Fisco e para a valorização desta categoria, que é um patrimônio da República”, destacou Lima.

A presidente do SINDIFISCAL-ES, Zenaide Maria Tomazelli Lança, em seu discurso lembrou a evolução do cargo de Auditor Fiscal ao longo da história, de cobradores de impostos estigmatizados como corruptos à Auditores Fiscais defensores do Estado e combatentes na luta contra a sonegação e corrupção. Ressaltou a essencialidade do Fisco e o importante processo de modernização nas atividades. Neste ponto, fez questão de citar o fechamento dos postos, um grande passo para modernidade. “Num passado não muito longínquo, o “fiscal”, precisava se embrenhar no mato, ocupando postos fiscais em lugares remotos. Essa situação se modificou graças à visão avançada da Administração da Receita Estadual, que aboliu a arcaica forma de fiscalizar por meio dos “famigerados” postos fiscais”, destacou a presidente.

Os presidentes das federações, FENAFISCO e FEBRAFITE, destacaram em seus discursos a relevante contribuição do Auditor Fiscal para o desenvolvimento do Estado e para garantia da justiça social. Destacaram a importância de eventos que evidenciam e esclarecem para toda sociedade a real função do fisco.

Um dos discursos mais aguardados, a Secretária da Fazenda Ana Paula Vescovi, iniciou seu discurso parabenizando os Auditores Fiscais e ressaltando o importante trabalho desenvolvido pela Junta de Julgamento, que inclusive é referência nacional e os resultados alcançados através do Refis. Pediu licença ao Vice Governador para anunciar à categoria as decisões do governo em relação às reivindicações do fisco. No que tange à oxigenação da categoria, garantiu que até o final de dezembro serão nomeados 25 auditores fiscais aprovados no último concurso. Quanto ao abate teto afirmou que o Projeto de Lei deverá ser construído em conjunto e resolvido em momento oportuno. “Assumimos um diálogo firme, honesto e franco com as representações da carreira e estamos avançando na construção conjunta de propostas. Este primeiro passo demonstra que o governo está junto na discussão para reconhecer os demais passos que devemos dar para o reconhecimento que a categoria merece”, concluiu a secretária.

Encerrando os discursos, o Vice Governador César Colnago, representante do Governador Paulo Hartung na solenidade, explicou que o Estado enfrenta um quadro econômico desafiador e as prioridades para este momento são a organização das contas públicas e o ajuste fiscal. Parabenizou a Secretária da Fazenda pelas ações de zerar o déficit fiscal e atingir o superávit sem aumento de impostos. Lembrou a parceria histórica que mantem com o fisco capixaba e garantiu que oportunamente a pauta em favor da carreira será vencida.

Após o término da sessão todos participaram de um coquetel no Salão Nobre da Casa de Leis.

I Jogos do Sindifiscal e Confraternização

A festa continuou no sábado(26) com a realização do I Jogos do Sindifiscal-ES e Confraternização que contou com a participação significativa da categoria. Momento de lazer, integração e de rever os amigos.

Ao som do Club do Vinil Eventos todos almoçaram e participaram do sorteio de brindes.

O SINDIFISCAL-ES agradece a participação de todos nos eventos e as contribuições da Unimed e Coopfisco.

 

Fonte: Sindifiscal-ES