ESPÍRITO SANTO: Afites/ES tem nova direção
No dia 21 de dezembro, a filiada Associação dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Espírito Santo (Afites) realizou no auditório da subgerência Metropolitana da Secretaria de Fazenda, em Vila Velha/ES, a solenidade de posse da Diretoria eleita para o biênio 2015-2017.
Em clima de união em defesa da classe fiscal, o evento contou com a participação de auditores fiscais capixabas; a presidente do Sindifiscal, Zenaide Tomazelli; a subgerente de Fiscalização da Sefaz/ES, Marlucia Gouveia, dentre outras autoridades.
Em seu discurso de posse, a presidente eleita Maria Teresa de Siqueira Lima, agradeceu o apoio de todos, falou sobre a crise econômica e política e, ao final, ressaltou a importância da união da categoria para o trabalho das entidades representativas.
A Diretoria da Febrafite deseja sucesso a todos da nova gestão da Afites nesse novo biênio e coloca-se à disposição da associação, em especial na representação política em Brasília.
Confira alguns trechos da manifestação da auditora fiscal Maria Teresa:
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa - 1914)
Cumprimento a todos da mesa, agradecendo pela presença. Cumprimento a todos os colegas que comigo compõem a nova diretoria da Afites e que também estão sendo empossados. Cumprimento todos os colegas que estão deixando a diretoria, parabenizando a todos pelo trabalho desenvolvido, inobstante as dificuldades da entidade, em especial, quanto ao seu quadro limitado de filiados.
Cumprimento e agradeço a presença dos representantes do Sindifiscal, pelo apoio recebido da nossa Presidente Zenaide e todos os demais colegas da diretoria. Cumprimento todos os colegas que se fazem presentes, prestigiando esse evento, agradecendo a cada um pelo apoio e confiança recebidos.
Retornando ao início desta manifestação, cujo texto deixei registrado, constata-se que nunca esteve tão atual o discurso do eminente jurista. Estamos vivenciando estarrecidos, diariamente, com fatos e situações que envolvem autoridades deste País e que nos deixam perplexos, desanimados, envergonhados.
Enquanto a crise política se agrava no Congresso Nacional, as propostas de legislações que vêm em benefício e valorização da carreira dos servidores da administração tributária, ou seja, dos Auditores Fiscais da Receita da União, Estados e Municípios, caminham em passos lentos, é como se não interessasse a motivação e valorização de nós servidores da administração tributária.
Em nosso Estado, mais uma vez estamos atravessando momento difícil para nós auditores fiscais da Receita Estadual. Além da defasagem no quadro de recursos humanos, ainda persiste a questão remuneratória, onde a maioria dos auditores não percebem o seu subsídio estabelecido em lei, em razão do “abate teto” que penaliza a categoria, sem falar nos colegas que ocupam cargo comissionado que nada recebem por mais esta responsabilidade.
Reiteramos o nosso apoio ao Sindifiscal, pois estaremos juntos em todas as ações que objetivem a construção de propostas em busca de atendimento junto ao Governo Estadual, de forma a construir uma política de pessoal mais justa e satisfatória.
Sabemos que as atribuições da Afites são de extrema relevância, principalmente aquelas direcionadas à assistência a seus filiados, no que concerne à assistência médica, odontológica e outras que objetivem a melhoria da qualidade de vida de seus associados. A atenção será também direcionada aos colegas aposentados, para assisti-los em suas demandas.
Para a efetivação e prosseguimento de qualquer ação dentro da área de atuação da entidade, que também contempla a realização de cursos, seminários, simpósios, etc, e outros tipos de eventos sobre temas tributários e afins, de forma a promover o aperfeiçoamento técnico profissional, é necessário o aporte de recursos financeiros e assim, estamos iniciando uma campanha de filiação para trazer mais colegas auditores fiscais à associação.
Precisamos fortalecer a nossa entidade para mostrar para a sociedade a nossa diferença, porque somente com qualificação profissional. Por meio da união será possível dar eficácia à norma constitucional que prioriza os servidores da administração tributária dos demais servidores.
Maria Teresa de Siqueira Lima
Presidente da Afites
Fonte: Febrafite