TRIBUTOS - Carga é maior para quem tem renda menor
Estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que famílias que ganham até dois salários mínimos gastam 46% de sua renda com tributos embutidos nas despesas de consumo em relação àquelas que recebem acima de 25 salários mínimos (18%).
O levantamento mostra também que a carga tributária brasileira atingiu 33,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 -uma alta de 9,1 pontos percentuais desde 1980.
José Ricardo Roriz Coelho, diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, explica que o sistema tributário brasileiro é regressivo. Ou seja, quem tem menor renda acaba pagando relativamente mais tributos do que quem tem mais renda.
“Isso acontece porque, no Brasil, a tributação está mais alicerçada em bens e serviços do que na renda, enquanto que, nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a situação é inversa”.
Conforme o estudo, a tributação sobre bens e serviços responde por 51% da carga tributária brasileira; na OCDE, equivale, em média, a 25%. A tributação sobre a renda representa 37% das receitas da OCDE; no Brasil, corresponde a 18%. (da Folhapress)
Fonte: Jornal O Povo