Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 04/03/2016

Categoria

PARA A ZPE CEARÁ - Fiec e Estado se unem em busca de investimentos

O presidente da entidade industrial, Beto Studart, esteve ontem em Brasília, em reunião no Mdic

Com a intenção de apresentar a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) ao empresariado nacional, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, esteve, ontem, em Brasília (DF), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), com a equipe do ministro Armando Monteiro.

"Estou servindo como instrumento de indução do governo estadual para potencializar a ZPE", destacou o presidente da Fiec. Uma pré-data para visitar a ZPE Ceará é 28 de abril, ainda a ser confirmada por conta das agendas dos envolvidos.

De acordo com Beto Studart, a proposta debatida no Mdic é para mostrar para ao mundo empresarial brasileiro as condições que o Ceará dispõe para ser um estado atrativo para os empresários. "Encontrei na ZPE uma grande facilidade para as indústrias com os benefícios previstos em Lei", afirma.

O presidente da Fiec reforça que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o governador Camilo Santana estão focando na ZPE e priorizando as ações no sentido de atrair investidores.

Visita

A ideia é convidar - em nome do ministro Armando Monteiro; do governador Camilo Santana; do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga; e do presidente da Fiec - os empresários brasileiros para conhecer as instalações da ZPE e se reunirem com Camilo Santana na sede da Fiec. O foco são empresas exportadores de diferentes segmentos. "Estou com uma ótima expectativa, porque o ministro já esteve em contato comigo na semana passada e tem interesse no assunto", diz.

Planejamento estratégico

A diretoria executiva da ZPE Ceará participou, na última segunda-feira (29), da 60ª reunião do Conselho de Administração da estatal. No encontro, o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, destacou a reunião com a Câmara Setorial de Vestuário da Adece quando foram apresentadas as oportunidades da ZPE para as empresas do setor que queiram se instalar na estatal. O planejamento estratégico da ZPE Ceará foi outro ponto ressaltado pelo presidente no Consad. O encontro foi coordenado pela secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa.

Operação

Também esteve em pauta a movimentação de carvão e minério nos "gates" da ZPE Ceará. Até o fim de fevereiro, foram movimentadas 368 mil toneladas, o que representou cerca de 8.200 viagens de caminhões.

Segundo Mário Lima Júnior, os dois primeiros meses de operações nos "gates" da ZPE Ceará foram um sucesso. "As operações na nossa área ocorreram dentro do rigor de controle e fiscalização necessários", disse.

Os projetos de expansão da ZPE Ceará e de alfandegamento de uma nova área junto à Receita Federal do Brasil também foram destacados.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste