CE busca negociar dívidas com União
Dando continuidade à discussão das negociações das dívidas do Ceará com a União, o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, viajou a Brasília, para buscar o alongamento de prazos junto ao Ministério da Fazenda. Conforme o titular da Sefaz, essa é a continuação da reunião da última reunião – realizada na semana passada –, onde os governadores estiveram com o ministro Nelson Barbosa para tratar das contra partidas dos estados nessas dívidas.
O secretário, junto ao outros cinco colegas, foi discutir essas ações, não só em relação as regras de encaixe com despesas correntes dos estados brasileiros, mas de gastos de pessoal, compromissos com percentual mínimo de investimentos por parte dos estados.
Mauro Filho disse que foi discutir alguns questionamentos do Estado do Ceará com o ministro. Dentre esses, lembrar que o Estado não tem dívida com a União com relação a Lei Federal Nº 9496, que financiou todas as dívidas de estados e municípios. Segundo ele, o Ceará, por isso, precisa ser beneficiado com dívidas que tem com o Banco Mundial, Banco Americano de Desenvolvimento e com o próprio BNDES, sendo que estados sulinos estão levando vantagens. O Ceará está totalmente adimplente com a União, segundo ele, e, por isso, precisa ter uma contrapartida melhor.
“Uma delas é alongar a dívida que o Estado tem com o BNDES do valor de R$ 2,4 bilhões com alongamento de dez anos, com carência dos juros”, ressaltou Filho. (Com informações de Tarcísio Colares).
Fonte: O Estado do Ceará