Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 25/05/2016

SÃO PAULO: Afresp lança Campanha #SOMOSTODOSCONTRIBUINTES

A consciência de ser contribuinte é um primeiro e importante passo para o fortalecimento da cidadania e da democracia no Brasil. Por isso, na semana em que se comemora o dia Nacional do Respeito ao Contribuinte – 25 de maio, a Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) lança o movimento #SOMOSTODOSCONTRIBUINTES. Uma bandeira para toda a sociedade e, sobretudo, para aquelas instituições que lutam por mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos arrecadados.

O objetivo é conscientizar o consumidor sobre a cobrança indireta de impostos. Quem não gostaria de saber o quanto paga de tributo? E, se paga, o que é feito com os recursos pagos? É o tributo que define a fronteira entre o privado e o público e, hoje, a complexidade das regras de aplicação desses tributos foge da escala do razoável e desencoraja qualquer um a querer entender o que se passa nesse contexto.

Ninguém sabe ao certo quanto paga de imposto, enquanto a grande maioria não sabe sequer que paga imposto na hora que consome.Para a Afresp, despertar no cidadão o sentimento de pertencimento de tudo o que é arrecadado via impostos contribui com a educação fiscal.

Todo tributo deve cumprir uma função social e, tanto quanto possível, deve retornar ao cidadão sob a forma de serviços públicos de qualidade.

A aplicação da justiça, as redes viárias, os serviços de transporte público, os parques, os hospitais e as escolas públicas, a manutenção da ordem, o incentivo à cultura, a gestão pública, a definição de políticas públicas, os diversos instrumentos de controle sobre os negócios privados, todos esses exemplos são atividades da esfera pública financiadas por meio de impostos. Portanto, saber qual é a origem dos recursos e como eles são aplicados é fator importante para o amadurecimento da democracia e para o fortalecimento da cidadania. Ambos são temas da educação fiscal.

Não seremos inteiramente cidadãos enquanto não compreendermos que, antes de defendermos um partido ou uma ideologia política, ao sermos contribuintes, somos financiadores do Estado.

O lançamento da campanha é só um começo que pretendemos que se expanda com o apoio de todos.

Fonte: Afresp