VAREJO - Confiança de empresários sobe 22,5% no Estado
Além do consumidor, o empresário do comércio varejista cearense também está mais otimista neste mês, conforme aponta o Índice de Confiança do Empresário (ICE), divulgado ontem em pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). De periodicidade bimestral, o ICE de maio e junho avançou 22,5%, com o Índice passando de 75,8 pontos (março-abril) para 92,9 pontos nesta última medição.
Para a diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, assim como o consumidor, o empresário do comércio também está eufórico com as recentes mudanças no cenário político brasileiro. "Ele está disposto a investir no País, mas se o empresariado não for alicerçado no governo, ele não se sente seguro para investir", destaca.
Investimento
De acordo com a pesquisa, o Índice de Investimento das Empresas (IIE), que reflete a disposição da classe de investir recursos na atividade, teve crescimento de 8,7%, com o índice passando de 79,9 pontos em abril para 86,9 pontos neste mês.
"Esse empresário do comércio está querendo agir com cautela", diz Cláudia, ressaltando ainda que "ele entende que nós estamos no início de um novo governo". Ela ressalta que o incremento de 8,7% foi singelo, no entanto, "mostra que ele está disposto a investir, mas esperando ações desse novo governo", completa.
Situação
Com relação ao Índice de Situação Presente (ISP), também houve uma melhora, com um avanço de 12,2% no bimestre maio-junho, em comparação ao bimestre imediatamente anterior. A pesquisa da Fecomércio-CE mostrou ainda que os empresários do Estado também estão mais otimistas com o cenário nos próximos meses. O Índice da Situação Futura (ISF) avançou 34,9% na pesquisa divulgada ontem, alcançando 128,9 pontos.
Fonte: Diário do Nordeste