Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 01/08/2016

Categoria

Economia nacional ainda vive retração

São Paulo. Apesar da melhora recente em alguns indicadores econômicos, um modelo econométrico utilizado pela equipe de pesquisa macroeconômica do Itaú Unibanco mostra que a chance de o Brasil ainda estar em recessão é de 99%. "Com base nos resultados, concluímos que a economia brasileira já mostra alguns sinais de inflexão, embora continue em recessão. Para que a saída da recessão seja confirmada, é preciso que essa melhora continue nos meses à frente", diz o banco.

O Itaú desenvolveu um indicador coincidente para avaliar se a economia brasileira está ganhando ou perdendo tração. Utilizando dados de frequência mensal, sazonalmente ajustados, o banco dividiu o indicador em dois subcomponentes: indústria e serviços. Quando o resultado final está abaixo de zero, significa que a economia está crescendo abaixo da média histórica.

Utilizando uma metodologia proposta por James Hamilton, a equipe do Itaú pegou seu indicador e chegou ao porcentual de 99% de chance de o Brasil ainda estar em recessão. Qualquer número acima de 65% já levaria a essa conclusão, considerando a média das probabilidades nos períodos de início de recessão.

Fonte: Diário do Nordeste