Economia nacional ainda vive retração
São Paulo. Apesar da melhora recente em alguns indicadores econômicos, um modelo econométrico utilizado pela equipe de pesquisa macroeconômica do Itaú Unibanco mostra que a chance de o Brasil ainda estar em recessão é de 99%. "Com base nos resultados, concluímos que a economia brasileira já mostra alguns sinais de inflexão, embora continue em recessão. Para que a saída da recessão seja confirmada, é preciso que essa melhora continue nos meses à frente", diz o banco.
O Itaú desenvolveu um indicador coincidente para avaliar se a economia brasileira está ganhando ou perdendo tração. Utilizando dados de frequência mensal, sazonalmente ajustados, o banco dividiu o indicador em dois subcomponentes: indústria e serviços. Quando o resultado final está abaixo de zero, significa que a economia está crescendo abaixo da média histórica.
Utilizando uma metodologia proposta por James Hamilton, a equipe do Itaú pegou seu indicador e chegou ao porcentual de 99% de chance de o Brasil ainda estar em recessão. Qualquer número acima de 65% já levaria a essa conclusão, considerando a média das probabilidades nos períodos de início de recessão.
Fonte: Diário do Nordeste