DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA - Governo deve perdoar dívidas
O presidente interino Michel Temer irá perdoar dívidas das distribuidoras de energia. Será publicado um decreto hoje para ratificar a ação. Ontem, no entanto, a redação cabia interpretação de que haveria um aumento da tarifa elétrica na conta dos consumidores do País. O ministério de Minas e Energia informou que não haverá nenhum tipo de prejuízo para a conta de luz dos clientes das distribuidoras.
Jurandir Picanço, consultor em energia pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) explica que o processo se chama sobrecontratação. “As concessionárias foram obrigadas a contratar energia para o mercado. Como houve uma redução do consumo, impactado pela crise econômica, as empresas ficaram no prejuízo. Não conseguiram repassar o que contrataram”, afirma. A contratação extra de energia foi feita em 2014, após risco de apagão no País.
Alerta que as distribuidoras são autorizadas apenas a repassar um aumento de até 5% na tarifa para o consumidor. “Acima desse percentual, a concessionária assume”. (Átila Varela).
Fonte: O Povo