MCCE visita Fonacate para falar das Eleições 2016
Como parte dos trabalhos para as Eleições 2016, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) está visitando as entidades apoiadoras para falar sobre as novas regras eleitorais. Na tarde desta quarta-feira (3), o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, recebeu os diretores do MCCE: Carlos Moura, que também é secretário-executivo da CBJP (Comissão Brasileira Justiça e Paz), e Miguel Ângelo Lara, que ocupa ainda o cargo de conselheiro efetivo do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
Na ocasião, os diretores falaram sobre o "Voto Legal”, que é uma plataforma que busca sensibilizar o eleitor em relação à importância do seu voto e da sua participação no processo eleitoral. A ideia é que a plataforma promova e facilite a doação de pessoa física para a campanha de candidatos, monitorando seu comportamento durante o período eleitoral.
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter declarado inconstitucional a doação de empresas para as campanhas políticas (ADI 4650) e com as mudanças advindas com a reforma eleitoral, ambas em 2015, o financiamento de campanhas eleitorais passou a ser exclusivo de pessoas físicas.
A vantagem da plataforma é a de ser um ambiente facilitador no processo e de estimular a participação cidadã do eleitor uma vez que vai ter informações precisas sobre limites e as regras e também de trabalhar na conscientização das pessoas de que devem ter o protagonismo neste processo, substituindo as empresas que decidiam quem vencia as eleições.
O presidente Rudinei Marques informou aos membros do MCCE que vai divulgar as ações na Assembleia Geral de agosto e colocou o Fonacate à disposição para apoiar as campanhas do Movimento.
Saiba mais no site do MCCE: http://www.mcce.org.br/
Fonte: Fonacate