BC realiza Fórum de Inclusão Financeira em Fortaleza
04/11/2013.
O Banco Central do Brasil inicia hoje, em Fortaleza, prosseguindo até quarta-feira (6/11), o V Fórum sobre Inclusão Financeira, que realizará um amplo debate sobre a necessidade de se entenderem os processos de educação financeira, da proteção e da inovação para uma inclusão financeira de qualidade. Ainda durante o fórum, que é promovido pelo Banco Central (BC), serão realizados diversos painéis, a respeito dos avanços da Parceria Nacional para Inclusão Financeira e os desafios a serem enfrentados pelo País. O próprio presidente do BC, Alexandre Tombini, bem como a diretoria colegiada, participarão da abertura e dos dois dias do fórum, que será realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), com transmissão ao vivo, por meio de um link disponibilizado no site do BC.
Hoje, às 14h30, acontece a cerimônia de abertura, contando com um discurso do presidente Tombini. O primeiro dia de evento tratará de temas como o diagnóstico da inclusão financeira no País e a atuação da rede de educação financeira. Participarão da plenária o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Côrtes Neri; o governador Cid Gomes, e demais autoridades. Ainda durante o primeiro dia do evento, haverá a entrega do Prêmio ODM 2013 Aicesis (International Association of Economic and Social Councils and Similar Institutions) ao Instituto Banco Palmas, de Fortaleza, sediado no Conjunto Palmeiras, que criou uma moeda para circular dentro do bairro e que, hoje, é aceita em diversos estabelecimentos e empresas de transporte alternativo.Amanhã, serão realizados dois painéis simultâneos com debates técnicos sobre educação financeira e inovação no acesso a serviços financeiros. Dentre os principais temas a serem discutidos estão a regulação bancária e seus reflexos para os consumidores; princípios da transparência, segurança e proteção dos interesses econômicos e dos dados pessoais do usuário; acesso do microempreendedores e das micro e pequenas empresas a serviços financeiros; inovações para a educação e a inclusão financeira de famílias de baixa renda. O último dia de evento, quarta-feira pela manhã, abordará os temas de inovação para inclusão financeira e o desafio de educar na oferta de crédito, tendo como moderadores Aldo Luiz Mendes, diretor de Política Monetária do BC, e Luiz Edson Feltrim, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, respectivamente.
REGIONALIZAÇÃO
Ainda na quarta-feira, mas no período da tarde, um representante do Banco Central realizará a apresentação do Boletim Regional (publicação trimestral), cujo objetivo é trazer uma visão das regiões do Brasil, a partir de dados e indicadores econômicos. Na oportunidade, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, analisará um conjunto de informações sobre as diversas regiões, com ênfase na economia cearense e do Nordeste. O documento trará informações atualizadas acerca do Estado, com dados comparativos sobre a atividade econômica, emprego, agricultura, comércio, indústria, inflação e crédito.
Também serão apresentados diversos dados atualizados sobre as operações de crédito, em nível nacional. A apresentação será voltada para representantes do setor público e privado, bem como aberta à imprensa. Após o evento, haverá uma entrevista coletiva com Carlos Hamilton, para a retirada de alguma dúvida que, porventura, tenha ficado. O Boletim Regional e a apresentação poderão ser acessados na página do BC na internet, a partir das 13h30 (14h30, no horário de Brasília). Informações complementares estarão disponíveis nas séries históricas de economia regional.
Fonte: O Estado/CE