INFLAÇÃO E PIB - Servidores dizem que Governo descumpriu promessa
20/12/2013.
O reajuste de 5,7% baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não agradou aos servidores públicos do Estado. O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Sintsef) avalia o reajuste apenas corrigindo a inflação como decepcionante.
“Estamos decepcionados com esse reajuste que só iguala a inflação. Em 2010 o governador Cid Gomes assumiu o compromisso que iria compartilhar com os servidores o crescimento do Estado. Naquele ano ele deu a inflação mais 2% e disse que sempre que nosso PIB (Produto Interno Bruto) fosse maior do que o nacional, os servidores receberiam a diferença. Isso só aconteceu em 2010”, lamenta Jeruza Feitosa de Matos, coordenadora geral do Fórum dos Servidores.
No último resultado divulgado pela Seplag o PIB cearense cresceu 3,76% no terceiro trimestre deste ano (3ºT13), na comparação com igual período de 2012, e mais uma vez, acima da média nacional (2,2%).
No anúncio do reajuste o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, disse que os reajustes serão lineares e não existe um aumento específico para cada categoria até o momento. “Existem as mesas de negociações com os servidores, porém esse nosso reajuste atinge todas as categorias por igual”, disse.
O sindicato, no entanto afirma que desde 2011 não existe negociação com os servidores por parte do governo. “Nos últimos anos o governo só anuncia a inflação. Pelos nossos cálculos o reajuste justo seria de 6% mais a inflação”, comenta Jeruza. (JB)
Fonte: Jornal O Povo