DÍVIDAS - Fortalezense tem 11,8% da renda comprometida
19/02/2014.
Pesquisa da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio) e da Confederação Nacional de Bens e Serviços aponta que o Fortalezense está com 11,8% da sua renda bruta comprometida com dívidas. Para o economista Alex Araújo, o índice preocupa. “Hoje esse índice de quase 30% é preocupante, pois indica o baixo nível da renda local”, adverte.
A inadimplência, segundo Alex, sempre está associada a insuficiência de renda, característica ao perfil de jovens e mulheres. “Em todo o Brasil, a mulher ganha 30% a menos que o homem. Isso não quer dizer que ela gaste mais, e sim, que tem o papel mais ativo no mercado, com renda menor”.O economista orienta que comprometer 20% do bruto com pagamentos de dívidas e poupar 10% dessa renda é o começo para a educação financeira.
No Brasil, 62,5% das famílias brasileiras declararam-se endividadas. A região Nordeste aparece na pesquisa divulgada em quarto lugar com 65,8% do total de endividados declarados no país, de acordo com dados da Confederação Nacional de Bens e Serviços por região. (Yara Peres)
Fonte: O Povo