Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 28/04/2011

IAF sai em defesa de Auditor Fiscal ameaçado por reclamar passivo tributário de empresa

28/04/2011.

A postura do Instituto de Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) de ter apoiado e defendido o Auditor Fiscal Marco Antonio Porto Carmo - atualmente lotado no Infaz Ipiaú - em razão de ter sido ameaçado pelo proprietário de uma rede de supermercados de Itabuna, no interior do Estado, foi elogiada pelos auditores da região.

“A presença dos representantes do IAF, Antônio Medeiros dos Santos e Virgílio Francisco Coelho Neto, foi de relevada importância. Digo isto não apenas motivado pelo aspecto pessoal, que bastaria para justificar a presença do IAF, pois somente quem já passou por uma situação dessa natureza é que realmente pode avaliar o valor de um apoio institucional de sua entidade classista, mas, também, pela repercussão gerada na comunidade”, afirma Marco Antonio.

Segundo o Auditor ameaçado, que atuou no ano passado como Inspetor Fazendário na mesma cidade, o empresário afirmou que ele seria, a qualquer custo, vítima de uma vingança pessoal. A ameaça, ocorrida em junho de 2010, teria sido motivada por ações da Secretaria da Fazenda que, na época, visava recuperar um significativo passivo tributário da respectiva rede de supermercados.

O objetivo do IAF, em seu apoio a Marco Antonio, é conscientizar a sociedade para o fato de que a ameaça está diretamente ligada a profissionais cujas ações são adotadas para a melhoria do desempenho das finanças públicas. “É um problema que atinge a toda a categoria, pois demonstra que o papel do fisco ainda é subestimado”, afirma Marco Antonio.

Fonte: Ascom/ IAF