Neste momento de muitas incertezas e preocupação quanto à situação econômica do estado e mesmo do país nos próximos meses, entendemos que a Auditece também pode apoiar os associados com orientações sobre a formalização de pedidos de prorrogação de parcelas de financiamento e locação de imóveis.

A Auditece disponibiliza na área restrita do site orientações e formulários previamente desenvolvidos para que sejam adaptados e, assim, possam dar entrada nas instituições com as quais mantêm contratos. Além disso, nossa assessoria jurídica está disponível para auxiliar os associados nesta demanda. 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – e seus bancos associados anunciaram medidas de estímulo à economia, para amenizar os efeitos negativos do coronavírus no emprego e na renda.

De acordo com a Febraban, os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. 

Veja abaixo como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto: 

1.: Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco?

R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos.

 2.: É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e renegociar o prazo de uma dívida?

R: Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco. Saiba mais abaixo.

 3.: A prorrogação de dívidas é automática?

R: Não. Primeiramente, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias. 

4.: A medida vale para quais bancos?

R: A medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander. 

5.: As medidas anunciadas pelos bancos são válidas para quais tipos de dívidas?

R: Valem para todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Não se estende às dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Para mais informações, o cliente deve entrar em contato com o seu banco. 

6.: A medida vale para boletos de consumo?

R: Não, a medida não inclui boletos de consumo geral - água, luz, telefone – e tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.

7.: Após renegociar uma dívida de um empréstimo que tenho com o banco, a instituição pode me cobrar juros?

R: Cada banco irá estabelecer seu procedimento, e cada caso será avaliado de forma individual.

8.: Tenho garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias?

R: O prazo é de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco.

 

Links para acesso aos bancos filiados à Febraban

https://portal.febraban.org.br/AtendimentoBancos

 

BV Financeira também aderiu à medida de proporcionar aos clientes a possibilidade de prorrogação em 60 dias para o vencimento das duas próximas parcelas do contrato de crédito BV, cujas parcelas serão postergadas para o final do contrato. A solicitação, que é válida para clientes que estão com o contrato em dia, deverá ser feita por meio da central de atendimento, de segunda a sexta, das 07h às 22h. A ação é válida até o dia 18/04.

Contatos:

3003 7888 (capitais e demais regiões metropolitanas)

0800 011 7888 (demais localidades)

https://www.bv.com.br/atendimento?idcmpit=bv_menuheader_atend___atendimento

 

Caso seja cliente do Banco Safra, veja os canais de atendimento:

https://www.safra.com.br/atendimento/

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