AUDITECE participou, nesta terça-feira (28), de evento, promovido pela Sefaz-CE, que marcou a celebração de convênio entre as entidades fazendárias e a Secretaria pela reestruturação do Centro da Memória da Casa.

O evento inaugural do projeto "Bate-papo com Fernanda” promoveu um encontro entre a secretária Fernanda Pacobahyba e servidores e colaboradores da Casa junto com o grupo que trabalhará na reformulação do memorial da Sefaz.

A ocasião, na qual a AUDITECE foi representada pela conselheira Regina Pires, contou com talk show, que relacionou a pertinência da iniciativa de valorização da história da pasta com a promoção da Educação Fiscal no Estado.

 De acordo com a Sefaz, o objetivo foi estabelecer um diálogo aberto em torno de temas de interesse da instituição, tendo como fio condutor a seguinte pergunta: "Por que reestruturar o Centro da Memória da Sefaz e como ele contribui para educação fiscal?". O Dia Estadual da Educação Fiscal foi comemorado no dia 25 de maio, último sábado.

Na roda de conversa, a representante da AUDITECE sobrelevou que ações visando o investimento em educação fiscal são fundamentais para formar os cidadãos conscientes que transformarão nossa sociedade.

“E todo esse processo passa, impreterivelmente, pela nossa Casa, a Sefaz. Qual é a nossa missão? Entre outros aspectos, captar e gerir esses recursos. O cidadão entende isso? Ou entende a Sefaz com a visão maniqueísta Fisco-Contribuinte? O conhecimento é a chave da transformação! Então, resgatar a história dessa Casa é fundamental para incutir nos cidadãos a noção de que a tributação é sim uma forma de cooperação para promover o bem-estar social. A história da Sefaz e a história do desenvolvimento do Ceará estão intimamente ligados”, avaliou.

Estiveram presentes os associados Luís Pontes, presidente da União dos Funcionários Fazendários Estaduais do Ceará (Uffec); Sáris Machado, representante da AUDITECE no grupo que irá reestruturar o memorial; e Isabel Pires, que irá representar a Uffec na mesma comissão.

Também participaram da conversa promovida pela Sefaz: Carlos Alberto Mendonça, o "Major", servidor aposentado da Sefaz e convidado de honra, que foi um dos responsáveis pela primeira estruturação do Memorial; Gentil Teixeira Rolim, presidente da Associação dos Aposentados Fazendários do Estado do Ceará (Aafec); Lúcio Mendes Maia, diretor de organização do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf); Marcus Augusto Silva Ferreira, presidente da Caixa de Assistência dos Servidores Estaduais do Ceará (Cafaz); e Yvelise Benzi Sales, diretora geral da Fundação Sintaf.

Com informações e foto da Ascom Sefaz-CE

Compartilhe:

  • Compartilhar