O diretor para Assuntos Jurídicos da AUDITECE, Ubiratan Machado, prestigiou na manhã da última sexta (4), a cerimônia promovida pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ-CE) para dar posse à nova titular da pasta, a servidora de carreira do órgão, Fernanda Pacobahyba.

Primeira mulher da história a comandar a SEFAZ, Pacobahyba assume a pasta com promessa de gestão inovadora. Para ela, é fundamental desburocratizar e simplificar os processos. Neste sentido, a gestora sobrelevou a importância de cada servidor da Secretaria para o bom funcionamento da Casa. “São necessários novos focos em nossa maior riqueza, nas pessoas, colaboradores, servidores, contribuintes. Uma remodelação desse nosso enlace com o contribuinte, uma perspectiva colaborativa, e não afrontadora. E, nesse processo, cada servidor desta casa é absolutamente indispensável na construção dessa nova relação”, disse em seu discurso.

Fernanda afirmou que aposta na integração para redesenhar a SEFAZ-CE. “Minha missão aqui é integrar, é está disponível, é ser exemplo, é inspirar pessoas. A Secretária não é a pessoa mais importante, é a pessoa que precisa integrar mais”, explicou.

A nova chefe da pasta também enalteceu o papel das entidades fazendárias para alcançar sua missão “Para isso, conclamo aqui a ajuda das nossas entidades que sempre nos ajudaram, absolutamente todas. Nós sambemos da importância dessas entidades porque elas têm uma penetração exponencial na construção dessa SEFAZ que nós pretendemos para o futuro”, afirmou.

A cerimônia de transmissão de cargo contou com a presença do deputado federal Mauro Benevides Filho, que deixa a SEFAZ-CE após 12 anos no comando da Casa para assumir o Planejamento (SEPLAG-CE).  “Ela sempre despontou por seu discernimento preciso, pelo seu conhecimento teórico e prático do Direito Tributário, buscando o aprimoramento sempre permanente, portanto, tenham certeza absoluta de que esta Casa terá um comando firme e que saberá ampliar essa capacidade de investimento que o Estado gerou ao longo de tantos”, disse o Secretário sobre Pacobahyba.

Representando o Governador Camilo Santana, o chefe da Casa Civil, Élcio Batista deu posse à nova gestora. “A escolha da Fernanda é, entre muitas coisas, simbólica. Uma pessoa altamente preparada, uma mulher, primeira mulher da história a comandar a SEFAZ. Mas essa escolha também representa o mérito, o desafio e a esperança”, disse o Secretário em seu discurso na cerimônia de transmissão de cargo.

Para Ubiratan Machado, Fernanda Pacobahyba já faz história. “É realmente um marco histórico ter a primeira mulher comandando a SEFAZ, após quase 200 anos. Mas  sua escolha não está ligada ao gênero, e sim ao mérito. Ela se preparou bastante, é uma servidora pública de carreira competente, dedicada, que sempre despontou. Então, ao meu ver, sua escolha foi baseada no critério técnico. Ela é absolutamente preparada”, disse.

 Sobre a Secretária

Com um perfil técnico, Fernanda Pacobahyba é Doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR. Especialista em Direito Tributário pelo IBET e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (2004) e em Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea (1999), Pacobahyba ocupava o cargo de Orientadora da Célula de Consultoria e Normas da Coordenadoria de Administração Tributária. Ela é professora dos cursos de pós-graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do IBET e do MBA da Faculdade Ari de Sá, possui reconhecida experiência no campo do Direito, especificamente na área Tributária.

 

Compartilhe:

  • Compartilhar