O Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Ceará (AFRE-CE), associado à AUDITECE, Napoleão Duarte, já é um talento reconhecido no Fisco Estadual. Mas, desta vez, sua aptidão para poesia chegou mais longe, ditando o tom da sua apresentação na defesa da dissertação de Mestrado.

O associado estudou Os ranchos familiares como meio de hospedagem dos romeiros de Juazeiro do Norte: uma experiência de economia solidária no setor de turismo!. “A pesquisa buscou identificar essa organização receptiva para hospedagem dos romeiros, que é uma experiência de Economia Solidária emergente da comunidade local para recepcionar e acolher os romeiros que vêm de longe em busca de um alento na terra de ‘padim Ciço’, explica Duarte.

Durante a apresentação do trabalho – orientado pelo Prof. Dr. Lima Jr. (Vice-Reitor da URCA) –, o talento do fisco expôs os resultados de sua pesquisa na forma de literatura popular em verso, que rendeu um cordel.

A maneira criativa como Napoleão apresentou sua dissertação surpreendeu a banca examinadora – também composta pelas Profa. Dra. Laudeci (URCA) e Profa. Dra. Larissa (UERN), que assistiu por videoconferência –, mas não os colegas AFRE’s.

"Eu apenas planejei fazer a apresentação da defesa do Mestrado de uma maneira inusitada, que foi bem acolhida pela banca.  Estava um pouco tenso no início, mas a tensão se dissipou após declamar a primeira estrofe do cordel.  A apresentação foi bastante tranquila e prazerosa, culminando com a aprovação e encerrando mais um ciclo de estudo", disse sobre o desafio.

O diretor-executivo da AUDITECE, Juracy Soares, que recebeu um exemplar do cordel na sede da entidade, parabenizou o associado. Para ele, a publicação é “genial” e merece ampla divulgação.

Leia apresentação e o cordel.

Compartilhe:

  • Compartilhar