Jornal O POVO destacou a premiação

Pela primeira vez, um projeto cearense foi vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A série de reportagens do jornal O POVO “Dinheiro Sob Controle”, de autoria da jornalista Irna Cavalcante, trouxe o troféu da categoria imprensa do Oscar da Cidadania Fiscal para o Ceará.

Dividida em quatro matérias publicadas na versão impressa do jornal, nos dias 13, 14, 15 e 17 de setembro de 2018, a série abordou o controle financeiro no dia a dia dos cidadãos, nos compromissos do Governo e nas escolas.  As reportagens trouxeram ao centro das discussões o desafio de debater a temática com a nova geração.

Para a jornalista premiada, "este é um assunto, que apesar da sua importância, infelizmente, passou ao largo do debate eleitoral. Por outro lado, encontramos muitas iniciativas que estão acontecendo no País e no Ceará que nos enchem de esperança”. "São projetos que estão sendo realizados em escolas para formar cidadãos mais conscientes. E acredito que a transformação que precisamos vem daí, da informação, quanto mais as pessoas conhecerem o caminho do dinheiro, dos impostos, mas se apropriarão do debate, e se atentarão em fiscalizar o poder público e em fazer sua parte", explica.

O jornal O POVO destacou a Premiação em seu portal:

O POVO vence Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018

Jornalista do O POVO vence Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018

Leia também as reportagens que compuseram a série vencedora:

O desafio de colocar o Brasil no prumo 

O cidadão como fiscalizador das contas públicas 

Dinheiro na mão não precisa ser vendaval

Educação financeira também é papo de criança  

A Febrafite realizou a entrega da premiação nesta quarta (28), em cerimônia envolta por emoções, na Embaixada da Espanha, em Brasília.

Mais de 250 convidados participaram da festa, que contou com a presença do ministro conselheiro da Embaixada da Espanha, José Manuel Pascual, da conselheira da embaixada, Antoinette Musilek, da secretaria executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, do diretor-geral da Esaf, Fernando Meneguin, do secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, do presidente da Febrafite, Juracy Soares e do cantor Gabriel Pensador, entre outras autoridades.

Além de profissionais da imprensa, a premiação elegeu os vencedores da sua sétima edição nas categorias escolas e instituições.

Juracy Soares, que também é diretor executivo da AUDITECE, destacou a importância de estabelecer parcerias estratégicas para tratar de um tema tão caro ao país. “O Estado tem o dever de aplicar devidamente os tributos. Não existe dinheiro do governo. O protagonista para a construção de um estado forte é a sociedade. É preciso que o Estado possa trabalhar para solucionar os efeitos do momento econômico adverso, com um Sistema Tributário mais simples. A Educação Fiscal é uma ferramenta para melhorar a economia”, disse.

Conheça todos os vencedores e saiba tudo que ocorreu na cerimônia:

Noite de gala na Embaixada da Espanha, em Brasília, para a entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Com informações da Febrafite e do Jornal O POVO

Foto: Divulgação Febrafite

Compartilhe:

  • Compartilhar