Os Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Ceará (AFRE-CE) prestigiaram, no início da noite da última sexta-feira (27), a apresentação exclusiva para AUDITECE SINDICAL da Plataforma Ceará 2050. O encontro promovido pela entidade contou com a participação do s professor Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador do projeto, Barros Neto.

Barros Neto explicou que o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, que tem o objetivo de pensar o futuro do Ceará em curto, médio e longo prazo. "É um planejamento que precisa ser pactuado para criação de uma sociedade moderna", afirmou.

Ele explicou que a intenção é investigar o passado e explorar o presente para que se consiga acelerar o futuro. Neste sentido, as dimensões econômica, ambiental, social, territorial e institucional do Estado são analisadas por meio de diagnósticos quantitativos (análise de dados e estatísticas por especialista da área econômica) e qualitativos (18 setores de estudos específicos realizados por pesquisadores).

Para o coordenador, o Ceará é um estado de muitas particularidades, visto que comporta 184 municípios, por isso, entre as diretrizes do projeto está a regionalização. A plataforma dividiu o Estado em 14 regiões de planejamento. A disrupção e a transetorialidade também foram apresentados como diretrizes do Ceará 2050. “É preciso pensar fora da caixa se quisermos avançar e não permitir que nosso estado fique para trás diante das revoluções tecnológicas que o mundo já está passando”, ponderou.

Barros Neto ressaltou ainda que o engajamento da sociedade é outra diretriz fundamental para o sucesso do planejamento. Ele disponibilizou uma pesquisa online que visa o envolvimento da população no projeto, disponível no endereço participe.ceara2050.ce.gov.br.

A AUDITECE SINDICAL se colocou como entidade parceira da plataforma, que deve colaborar especialmente na construção do projeto econômico e fiscal do Estado, mas também na cobrança para que o planejamento seja posto em prática.

Após a explanação do professor, a diretoria agradeceu a disponibilidade do coordenador do projeto e o convidou a continuar o bate-papo durante o primeiro Happy Audi do ano, promovido pela entidade. Os convidados participaram de um coquetel embalados por boa música ao vivo.

Compartilhe:

  • Compartilhar